Sessão Especial da FERNEM na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia



Foi realizada no dia 04 de abril de 2019, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, uma Sessão Especial sobre a FERNEM e as Redes de Negócios. O evento foi solicitado e organizado pelo Deputado Niltinho e contou com a presença do Vice Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, João Leão, do Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Nelson Leal, do Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, do Deputado Federal Cacá Leão, do Secretário de Ciência, Tecnologia do Estado, Rodrigo Hita e demais autoridades representando FAPESB, Banco do Brasil e Desenbahia.


Pela FERNEM, importante ressaltar as presenças de seu Diretor Presidente Josué Teles, da Diretora Administrativa Núbia Najara, do Diretor Márcio Cerqueira, do Coordenador Executivo Bráulio Araújo e dos representantes das Redes LabForte, MixBahia, Quero Bahia, Construcerto, NUMERC, Rede Erguer e Poupe Mais, que em grande número, juntamente com empresas e instituições parceiras das Redes, lotaram a plenária durante todo o evento que teve duração de 3 horas.


No início da sessão, o Deputado Niltinho reforçou a importância das Redes de Negócios para o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas, mostrando ao público a necessidade de ações voltadas a esse segmento empresarial para o desenvolvimento econômico do Estado da Bahia. Ressaltou que, como um defensor do livre mercado, não é contra empresas de grande porte pelo fato de apoiar essa iniciativa, mas é a favor de um cenário mais justo para todos. Enfatizou que será um grande defensor das Redes de Negócios no Legislativo Baiano.


O Presidente da FERNEM, Josué Teles reforçou em seu discurso a necessidade de políticas públicas de incentivo as empresas de pequeno porte e as Redes de Negócios, destacando esse segmento empresarial como o que mais gera emprego e renda no Brasil. Destacou que existe um movimento forte de chegada de empresas de grande porte, com incentivos governamentais inclusive, o que vem provocando o fechamento de empresas menores locais e a diminuição de circulação de renda no mercado local. Também afirmou ser a favor do livre mercado, mas ressaltou que para isso acontecer com sustentabilidade, é necessário que o tratamento seja justo com todos.


O Coordenador Executivo da FERNEM, Bráulio Araújo fez uma apresentação formal da entidade, reforçou a lógica de funcionamento e todas as tendências para o surgimento e crescimento das Redes de Negócios no Brasil. Reforçou a vocação brasileira para o empreendedorismo, mas a necessidade de melhorar urgentemente o ambiente de negócios para maior sustentabilidade das empresas e por consequência para melhoria da qualidade de vida da sociedade. Bráulio Araújo apresentou as principais dificuldades das Redes de Negócios atualmente e os seus principais desafios. Também apresentou uma linha de ações necessárias para melhoria do ambiente de negócios, podendo destacar:


- A urgência da aprovação do Decreto Estadual de Centrais de Negócios;

- Reconhecimento da FERNEM como a entidade representativa das Redes de Negócios no Estado da Bahia;

- Projeto de Lei para Redes de Negócios no Estado da Bahia, sendo essa a primeira iniciativa no Brasil.

- Apoio dos Deputados Federais Baianos quanto ao Projeto de Lei de Centrais de Negócios em nível Brasil.

- Apoio do Governo do Estado da Bahia em eventos voltados para o fortalecimento das Redes de Negócios.


O Vice Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, destacou a importância das Redes de Negócios para a economia do Estado e reforçou que o Governo Estadual irá participar ativamente junto com a FERNEM nessa causa. Reforçou a importância da aprovação do Decreto Estadual para as Redes de Negócios, sendo uma das melhores alternativas para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte. De forma descontraída reforçou a sua história como alguém que começou no meio empresarial com um negócio de pequeno porte e os caminhos que o levaram a crescer, gerar emprego e renda. Depois citou sua história na política e o quanto entende a importância de iniciativas equilibradas para o verdadeiro desenvolvimento.


O Deputado Federal Cacá Leão reforçou o seu apoio a causa e que irá reforçar as ações para encaminhamentos da Lei Federal de Centrais de Negócios, que se encontra protocolada desde 2018 na Câmara dos Deputados em Brasília, aguardando encaminhamentos. Deixou claro que estará junto com a FERNEM para lutar por essa aprovação e por um ambiente de negócios mais justo para as Redes.


Ao término da Sessão, o Deputado Nelson Leal agradeceu a presença de todos e afirmou que, como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e como Legislador, irá apoiar a FERNEM em seus propósitos. O Presidente da FERNEM entregou formalmente o pleito da FERNEM junto ao Governo do Estado da Bahia e a Assembleia Legislativa.


A FERNEM acredita que essa ação foi um marco fundamental para o fortalecimento das Redes de Negócios e das micro, pequenas e médias empresas do Estado. Foi a primeira vez em que as Redes de Negócios tiveram um espaço oficialmente na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A FERNEM também crê que o desdobramento das ações propostas é necessário para o desenvolvimento equilibrado da economia do Estado da Bahia.


13 visualizações

© 2019 FERNEM.